![]() |
Pode não parecer pelas imagens, mas o Tera é bem pequeno. Foto: Divulgação |
Acabou o segredo: eis o inédito Tera, a grande aposta da Volkswagen para virar o jogo em 2025, especialmente no mercado brasileiro. Pensado e desenvolvido inteiramente em solo tupiniquim, o Tera é um SUV compacto que chegará com a missão de dificultar a vida de rivais como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, entre outros do segundo escalão da categoria. O modelo foi revelado oficialmente neste domingo (02/03/2025), mas os detalhes gerais (como versões e preços) só serão divulgados futuramente.
Ele é o quinto produto da montadora construído sobre a variante A0 da plataforma MQB - a mesma usada nos irmãos Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Embora a Volkswagen não tenha divulgado suas medidas, o Tera se posicionará exatamente entre o Polo e o Nivus, ficando acima do hatch e abaixo do SUV-coupé; além disso, já tivemos contato com um teaser do modelo durante a última edição do festival Rock In Rio e foi possível confirmar o porte diminuto da novidade alemã - em suma, espere por um espaço interno mais limitado e um porta-malas entre 300 e 350 litros. Já o entre-eixos de 2,56m é o mesmo dos irmãos de plataforma, com exceção do Virtus e do T-Cross que medem 2,65m nessa região.
![]() |
Vermelho e prata azulado são as principais cores de lançamento. Foto: Divulgação |
Externamente, o Tera traz um design que mescla elementos conhecidos com alguns discretos toques de personalidade própria. De frente, os estreitos faróis lembram os do Nivus, mas trazem uma assinatura luminosa própria - eles são inteiramente em LEDs (até as setas), contam com ajuste elétrico de altura e luzes diurnas integradas, mas não receberam os filetes iluminados na grade como seus irmãos mais caros. As rodas do modelo top de linha são de 17 polegadas com acabamento diamantado e pneus de perfil 55; espere por aros 16 nas versões mais baratas.
![]() |
Olhando pelas laterais, o Tera remete a modelos de outras marcas. Foto: Divulgação |
De lado, os para-lamas trazem uma certa "musculatura" bem demarcada com vincos expressivos e os tradicionais contornos das caixas de roda em preto fosco; ainda falando da variante top de linha, ela é mostrada com o teto em preto brilhante, mas ainda não se sabe se a solução estilística será de série ou opcional. Já na traseira, as lanternas contam com luzes de posição e freio em LEDs embutidas em uma máscara em preto brilhante, interligadas por um aplique em preto sem iluminação no porta-malas; luzes de seta e ré são por lâmpadas convencionais.
![]() |
Cabine do Tera conta com inúmeros elementos compartilhados com outros VW. Foto: Divulgação |
Na parte interna, as (poucas) imagens de divulgação revelam que o Tera traz os mesmíssimos volante, painel de instrumentos, manopla de câmbio, central multimídia e comandos gerais dos demais modelos da marca. Há discretos apliques do tipo soft touch nas portas dianteiras e na extensão horizontal que divide os segmentos inferior e superior do painel principal. O teto e as colunas, como de praxe nos últimos lançamentos da marca, são escurecidos. Já as portas traseiras, como de costume nos VW, são bem menos caprichadas e também não há saídas traseiras de ar condicionado, porém, o Tera resolve um antigo problema que assola os demais MQB A0: as alças de teto (as famosas "PQP") estão presentes para todos os passageiros.
![]() |
Há apliques decorativos em preto brilhante por diversos lugares, bem como porções em um tom mais claro de cinza. Foto: Divulgação |
A Volkswagen não falou sobre motorização, mas é esperado que o Tera utilize o 1.0 TSI na designação 170, capaz de gerar até 116cv e 16,8kgfm, atrelado a uma caixa automática de seis marchas - seria uma opção para reduzir custos e privilegiar o consumo de combustível em detrimento do desempenho, deixando o Tera com uma vantagem econômica perante os rivais, inclusive no preço final. Devido ao seu posicionamento, estimamos que o novo SUV compacto da VW custe entre R$100.000 e R$140.000. Há grandes chances do modelo receber o motor 1.0 aspirado "MPI" em pelo menos uma configuração, atrelado a uma transmissão manual de cinco marchas.
![]() |
Foto: Divulgação |
Nenhum dado oficial sobre equipamentos foi divulgado, entretanto, pelo menos a versão topo-de-linha traz: faróis Full LED, cluster de instrumentos 100% digital, multimídia VW Play, ar condicionado digital, alguns recursos ADAS de condução semiautônoma, carregador de smartphones por indução, entre outros. Por disputar com Pulse e Kardian, é provável que o Tera traga pelo menos os faróis Full LED e o ar condicionado digital em todas as versões assim como seus concorrentes.
Mais informações podem surgir a qualquer momento.