Esportivo está disponível em quatro cores; a das fotos da matéria é a Racing Blue perolizada. |
Chegou a hora! Finalmente, a Honda lança o Civic Type R para o Brasil, um marco histórico tanto para o mercado nacional quanto para a trajetória do próprio Civic, uma vez que o Type R é o modelo mais poderoso de toda a linhagem e sempre teve disponibilidade bastante limitada ao redor do planeta. É a primeira vez que o Type R é oferecido oficialmente no país e ele chega para complementar a oferta de versões da décima-primeira geração do japonês, iniciada há alguns meses pela oferta da versão híbrida, vinda da Tailândia.
Versão Type R nasceu na sexta geração do Civic, em 1997. Esta é a sexta geração do Type R. |
Importado do Japão, o Type R é o Civic mais esportivo que existe e, também, um dos hot hatches de tração dianteira mais rápidos do mundo. Mecanicamente, ele traz um 2.0 turbinado de quatro cilindros que, aqui para o Brasil, entrega até 297cv e 42,8kgfm, o que representa 33cv a menos de potência máxima do que o Type R oferecido no Japão e para o mercado europeu, sendo que o torque máximo é o mesmo. A única opção de câmbio é o manual de seis marchas.
Type R chega completo, sem opcionais. |
Como não poderia ser diferente em um esportivo atual, o Civic Type R chega ao Brasil repleto de tecnologias. Uma das principais é o recurso rev-match que, na prática, realiza um "punta-tacco" automaticamente nas reduções de marcha, a fim de equilibrar a rotação do motor para maximizar a performance, garantindo que ele esteja sempre em sua faixa de entrega máxima - sempre "cheio" no jargão popular.
Interior com bancos vermelhos na dianteira remete ao Type R original. |
Além disso, ele chega equipado com: ar condicionado digital de duas zonas, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, bancos dianteiros tipo concha, painel de instrumentos digital, carregador de smartphones por indução, central multimídia com tela de 9 polegadas, faróis Full LED, rodas aro 19 em alumínio com pneus Michelin sob medida (265/30 ZR19), seletor de modos de condução e todo um conjunto de segurança com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo, 10 airbags, entre outros.
Motor 2.0 turbo já é utilizado pelo Type R há alguns anos. |
O novo Civic Type R chega ao Brasil a partir de R$429.900, sendo que há um pacote chamado Traffic Alert por R$5.000 que acrescenta monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado na traseira. São quatro opções de cores e três anos de garantia sem limite de quilometragem. As concessionárias começam a ser abastecidas com os primeiros exemplares agora em Junho e a previsão é de 100 unidades por ano.