Após rodarmos com a versão mais cara do SUV-coupé da Fiat, chegou a hora de testarmos a variante que promete ser a mais vendida do mix atual. Testamos a intermediária Impetus por uma semana.
Modelo cedido por Stellantis Brasil
Nosso exemplar testado veio na cor Cinza Silverstone, disponível por R$1.990. |
Faz pouquíssimo tempo desde o nosso primeiro contato com o Fiat Fastback, inédito SUV-coupé da montadora italiana pensado para reforçá-la na ofensiva dos utilitários compactos do mercado brasileiro. Na ocasião, testamos a versão Limited Edition, a mais cara do modelo até agora e a única equipada com motor 1.3 "Turbo 270" e câmbio automático de seis marchas, além de uma farta lista de equipamentos de série.
Para o nosso segundo contato, chegou a vez de conhecermos a versão Impetus, a intermediária da linha e mais cara com motor 1.0 "Turbo 200" e câmbio CVT - conjunto mecânico que estreou no Pulse. Como as versões são muito parecidas no geral, nossa avaliação será mais focada em como o SUV-coupé se comporta com o motor mais fraco, além das diferenças menores entre o Impetus e o top de linha.
Visualmente, as diferenças entre o Impetus e o Limited Edition se resumem a detalhes estéticos que só os mais atentos perceberão. Enquanto os frisos e apliques no topo de linha recebem acabamento escurecido e/ou em preto brilhante, o Impetus traz detalhes prateados na barra superior que atravessa faróis e grade, aletas verticais do para-choque e no friso inferior que emoldura os faróis de neblina. As rodas de 18 polegadas são as mesmas da versão mais cara, mas com acabamento diamantado de série ao invés do cinza escuro brilhante; há um outro modelo de roda como opcional exclusivo da versão intermediária.
Por dentro, as diferenças se resumem a ausência dos detalhes que fazem menção a Abarth, divisão esportiva da Fiat, presentes na variante de topo. Todo o resto como bancos, painel de instrumentos, acabamentos, forros de porta, volante e etc. são exatamente os mesmos do Limited Edition. Por fim, tecnologicamente falando, a única diferença é a ausência do start-stop que equipa o Fastback mais caro. Em relação ao Audace de entrada, o Impetus complementa com rodas aro 18, faróis de neblina em LED, sensores dianteiros de estacionamento, painel de instrumentos 100% digital, multimídia de 10,1 polegadas e rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
Rodamos cerca de 600km com o Fastback Impetus e, de cara, é possível perceber a grande melhora no comportamento em relação ao Pulse com o mesmo conjunto mecânico que testamos no ano passado. Enquanto o irmão menor parece estar constantemente no modo Sport, com reações exageradas e incômodas, o Fastback se conduz com muito mais parcimônia e equilíbrio - pode ser um acerto do ano/modelo 2023 que a Fiat também tenha estendido ao Pulse, tal qual a Volkswagen fez em seus MQB quando lançou o Nivus. Teríamos que dirigir um Pulse 2023 para tirar a dúvida.
O fato é que o Fastback 1.0 turbo é bastante agradável de ser conduzido. O câmbio CVT mantém o motor abaixo dos 2.000rpm o tempo inteiro e o pedal do acelerador tem a sensibilidade correta; a direção é leve e o acerto da suspensão é muito bom, embora, ainda achamos que o Impetus deveria vir com rodas de 17 polegadas para privilegiar o conforto em detrimento da dinâmica, deixando os aros 18 como exclusividade do Limited Edition que, mesmo não sendo um "Abarth puro", tem uma proposta mais esportiva do que as versões mais baratas.
De lado, o friso cromado que emoldura a parte inferior das janelas é o que sinaliza a versão. |
Muitos canais e sites consideram este o melhor custo X benefício do portfólio atual do Fastback, mas, nós discordamos. Isso porque, no nosso teste, ficou claro que o Impetus anda bem menos do que o Limited Edition de um modo geral e, ainda assim, obteve a mesmíssima média de consumo com as mesmas condições de direção diária, ficando entre 14 e 15km/l com gasolina no tanque e uso misto.
É evidente que nem todo mundo faz questão de um carro para "correr" e o Fastback Impetus agrada por trazer o mesmo recheio tecnológico da configuração mais cara, mas, por "meros" 13 mil reais a mais, é bem mais vantajoso partir direto para a Limited Edition e ter um veículo com desempenho de sobra para qualquer situação sem, necessariamente, gastar mais combustível para isso.
Não faremos nossa avaliação ponto a ponto porque, na verdade, não há necessidade: com exceção do conjunto mecânico, o Fastback Impetus é idêntico ao Limited Edition e, portanto, as observações que fizemos na matéria do topo de linha seriam as mesmas aqui. Dono de um conjunto muito equilibrado e satisfatório de características, consideramos este um dos melhores SUVs compactos da categoria atualmente em vista do que é pedido pela tabela atual.
O "problema" todo da coisa é a rivalidade que existe dentro da própria casa: por mais R$4.500, é possível partir para o Pulse Abarth, um modelo de concepção esportiva que compensa a falta de apelo visual do Fastback com a carga emocional do retorno da grife esportiva italiana ao Brasil e a diversão do vigoroso 1.3 turbo em uma carroceria menor e mais leve. Ainda assim, para quem não faz questão de apimentar as coisas, o Impetus promete agradar... e cumpre muito bem.
Principais concorrentes diretos (pela categoria SUV-coupé compacto): Volkswagen Nivus Highline
Principais concorrentes indiretos (entre 135 e 155 mil reais): Hyundai Creta Limited ou Platinum sem teto solar, Volkswagen T-Cross 200 TSI ou Comfortline, Chevrolet Tracker LTZ ou Premier 1.0 turbo, Nissan Kicks Exclusive, Fiat Pulse Abarth, Citroën C4 Cactus Shine Pack THP, Renault Duster Iconic TCe, Renault Captur Zen ou Intense
Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flex
Potência: 130cv (E) / 125cv (G) a 5.750rpm
Torque: 20,4kgfm (E/G) a 1.700rpm
Transmissão: CVT
Tração: dianteira
Suspensão: independente na dianteira, eixo de torção na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Direção: elétrica
Pneus: 215/45 R18
Comprimento: 4,42m
Largura: 1,77m
Entre-eixos: 2,53m
Altura: 1,54m
Peso: 1.262kg
Porta-malas: 516l
Potência: 130cv (E) / 125cv (G) a 5.750rpm
Torque: 20,4kgfm (E/G) a 1.700rpm
Transmissão: CVT
Tração: dianteira
Suspensão: independente na dianteira, eixo de torção na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Direção: elétrica
Pneus: 215/45 R18
Comprimento: 4,42m
Largura: 1,77m
Entre-eixos: 2,53m
Altura: 1,54m
Peso: 1.262kg
Porta-malas: 516l
Carga útil: 400kg
Tanque: 47l
Tanque: 47l
0 a 100km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 191km/h
Matéria em vídeo
Fotos (clique para ampliar):