A única cor sem o teto preto é o prata. O branco e cinza só vem com o teto preto. Foto: Divulgação |
Com quase quatro anos de atraso, a Nissan do Brasil apresenta a oitava geração do Sentra para tentar se recolocar no quase extinto mercado de sedans médios - há anos, dominado por larga margem pelo Toyota Corolla. Entretanto, apesar da demora, o modelo já chega ao Brasil defasado, pois não trouxe o facelift estreado na China no final do ano passado, o que pode sinalizar duas coisas: ou o atual durará pouco tempo até ser trocado pelo facelift, ou a Nissan não pretende importá-lo por muito tempo e, por isso, decidiu trazer apenas o pré-facelift.
Feito no México, ele mudou completamente em relação ao anterior, mas sem perder características como o bom espaço interno e a motorização. É um motor novo com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, mas continua sendo um 2.0 aspirado de quatro cilindros e não é mais flex; gera até 151cv e 20kgfm de potência e torque máximos, trabalhando com um câmbio CVT que conta com simulação de oito marchas no modo manual. Quem esperava motorização turbo ou algum tipo de eletrificação precisará esperar mais.
Advance (R$148.490): ar condicionado digital de duas zonas, seis airbags, rodas aro 17 diamantadas, bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e ajuste elétrico para o motorista, chave presencial com partida por botão, piloto automático, painel semidigital com tela de 7 polegadas, faróis principais e de neblina em LED, central multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento para smartphones via cabo, câmera de ré, assistente de frenagem autônoma de emergência, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, entre outros.
O único opcional é o interior em couro "Sand" para a versão Exclusive. Foto: Divulgaçãio |
Exclusive (R$171.590): acrescenta farol alto automático, piloto automático adaptativo, teto solar, partida remota, retrovisor interno fotocrômico e externos com rebatimento elétrico, alertas de tráfego cruzado na traseira e de saída de faixa, monitoramento de pontos cegos, câmeras em 360º e sistema de som Bose com 8 alto-falantes.
Os preços o colocam diretamente contra o Corolla nas versões GLi ou XEi (contra a Advance) e Altis Premium ou GR Sport (contra a Exclusive). Contra o Chevrolet Cruze, ele compete com as versões LT e Midnight (contra a Advance) e a Premier (contra a Exclusive). Jogam contra o Sentra a falta de saídas traseiras de ar condicionado, de um motor mais forte para a categoria e espelhamento sem fio para smartphones.
Também ficou mais baixo que o anterior e perdeu 37 litros no porta-malas, caindo de 503 para 466 litros. Por fim, deixou de fora os faróis por projetores de LED disponíveis nos modelos estrangeiros e os 10 airbags, diferenciais tecnológicos que poderiam melhorar sua situação contra os rivais.