Por Redação
Versão esportiva será vendida em quatro cores. Foto: Divulgação |
Acabou o suspense: eis o inédito Fiat Pulse Abarth em definitivo, lançado oficialmente pela montadora nesta quinta-feira (17/11) para todo o Brasil. O modelo marca o retorno da grife esportiva italiana ao nosso país, sendo o primeiro SUV da história da Fiat a receber o tratamento Abarth e, também, um dos carros mais potentes a ostentar o badge do escorpião. Diferentemente da versão topo de linha do Fastback, o Pulse Abarth traz todo o tratamento da grife em vários aspectos mecânicos.
Pulse Abarth foi pensado para aliar usabilidade no dia-a-dia e diversão nas pistas. Foto: Divulgação |
O Pulse Abarth chega para ocupar o topo da linha do SUV compacto, baseando-se na variante Impetus, mas com mudanças em diversos aspectos para entregar experiências de condução e propriedade únicas. Começando pelo visual, todos os emblemas Fiat foram substituídos pelos da Abarth com o escudo do escorpião; as rodas são exclusivas e o para-choque dianteiro vem do Fastback, enquanto que as saias laterais e para-choque traseiro são exclusivos do Abarth. Há muitos detalhes em vermelho que, com a carroceria na cor vermelha, passam a vir em cinza e preto.
Interior do Pulse Abarth traz elementos que as demais versões do Pulse não trazem. Foto: Divulgação |
Por dentro, a receita se repete com detalhes em vermelho no painel e costura dos bancos que também trazem o escorpião em baixo relevo, além dos emblemas no painel, volante e soleiras de porta com a inscrição "Pick your poison". Ainda no volante, o botão denominado "Sport" nos Pulse convencionais se torna "Poison" no Abarth e ativa o modo de condução esportivo, mudando a firmeza da direção, ronco do escape, comportamento do câmbio e dos controles de tração e estabilidade.
O console central vem do Fastback, incorporando freio de estacionamento eletrônico. |
Pelo preço de R$149.990, o Pulse Abarth não traz opcionais. Sua lista de itens de série contempla: faróis Full LED, rodas aro 17 em preto brilhante com pneus 215/50 R17, ar condicionado digital, seletor de modos de condução, pacote ADAS com assistente de permanência em faixa, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, painel de instrumentos digital de 7 polegadas com funções exclusivas da versão, entre muitos outros. São quatro opções de cores: Cinza Strato, Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo e Preto Volcano.
Na traseira, ponteira dupla de escape e para-choque com imitação de extratores de ar. Foto: Divulgação |
Mecanicamente, o Pulse Abarth traz o conhecido 1.3 turbo flex utilizado nos irmãos Toro e Fastback, além de modelos da Jeep, capaz de gerar até 185cv e 27,5kgfm, aliado a uma transmissão automática convencional de seis marchas. Para o Abarth, a Fiat fez uma calibragem específica para o funcionamento do motor e transmissão, além da suspensão 13% mais firme com barras estabilizadoras maiores e eixo traseiro 15% mais rígido, mas sem mexer na altura. Os freios dianteiros foram redimensionados, mas os traseiros continuam por tambores como nas versões comuns.
Pulse Abarth foi apresentado em autódromo para a imprensa nacional. Foto: Divulgação |
Com tudo isso, a Fiat afirma que o Pulse Abarth vai de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e atinge máxima de 215km/h, números que o posicionam como um dos SUVs compactos mais rápidos do Brasil. Pesando na faixa dos 1.300kg, ele é o carro mais leve da Stellantis a utilizar o motor 1.3 turbo e, também, o mais rápido deles até o momento. Além dele, a montadora promete lançar outras novidades sob a grife esportiva em um futuro a médio prazo.