terça-feira, 6 de setembro de 2022

Volkswagen Virtus reestilizado para 2023 aparece em imagens de patente

Ainda rodando com bastante camuflagem, as imagens de patente confirmam alguns detalhes sobre o facelift do sedan alemão.

Por Redação

Visual já foi adiantado pelos modelos indiano, mexicano e argentino. Foto: INPI

A Volkswagen do Brasil está em uma "saga" de revelar detalhes dos futuros Polo e Virtus à conta-gotas. Desta vez, as novidades são referentes ao sedan, mas não vieram diretamente da marca; são as primeiras imagens de patente que revelam o desenho final e, de quebra, confirmam alguns detalhes até então desconhecidos da reestilização do três-volumes.

Nos modelos externos, os faróis de neblina são halógenos. Foto: configurador VW Mexico

O visual final já era conhecido através do modelo indiano, mas o Virtus brasileiro terá suas particularidades. As imagens de patente confirmam que o conjunto ótico frontal, por exemplo, será o mesmíssimo do Nivus, totalmente em LEDs até nos faróis de neblina e com um contorno nos principais que também traz luzes de seta integradas - uma jogada para oferecer um item mais moderno e, ao mesmo tempo, cortar custos de desenvolvimento de uma peça totalmente nova. Nos estrangeiros, os faróis de neblina são halógenos e ligeiramente maiores.

Já o para-choque é o mesmo dos estrangeiros, parecido com o do Jetta reestilizado e dotado de uma grande porção central que pode ser em preto fosco ou brilhante, dependendo da versão, finalizada por um friso decorativo que percorre toda a extensão inferior e se finaliza contornando os faróis de neblina. De lado, o sedan não terá mudanças.

Novas lanternas serão totalmente em LEDs. Foto: INPI

Na traseira, os elementos são os mesmos dos modelos estrangeiros. As novas lanternas são totalmente em LEDs e trazem máscara negra em preto brilhante nas porções que não se acendem. O para-choque, por sua vez, adota a porção central inferior toda em preto com um friso decorativo cujo acabamento mudará de acordo com a versão. Resta saber se a VW do Brasil usará a mesma posição adotada nos modelos estrangeiros para os emblemas que identificam o carro e a versão, com o nome escrito no centro da tampa do porta-malas; atualmente, o nome VIRTUS vem no canto inferior esquerdo.

Foto: INPI

Mecanicamente, ele seguirá o caminho do Polo, oferecendo o motor 1.0 TSI nas versões convencionais em duas configurações: uma mais fraca, capaz de gerar até 116cv e 16,8kgfm, e outra mais forte que é a conhecida "200 TSI", capaz de gerar até 128cv e 20,4kgfm. Haverá a opção de câmbio manual de cinco velocidades e a já conhecida automática de seis marchas.

Já o 1.4 TSI continuará sendo oferecido como exclusividade da versão esportiva GTS, que testamos no ano passado, que gera até 150cv e 25,5kgfm e trabalha unicamente com câmbio automático convencional. Em todos os casos, a Volkswagen promete melhoras no acabamento e novos equipamentos de conveniência e segurança. Mais novidades podem surgir a qualquer momento.