quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Fiat divulga primeiras imagens oficiais do inédito Fastback, seu novo SUV-coupé

A marca publicou duas fotos do exterior da novidade na tarde desta quarta (03/08), mas sem dar quaisquer detalhes a mais sobre mecânica, versões ou preços.

Por Redação

Modelo da foto vem na cor Branco Banchisa. Foto: Divulgação

Depois de divulgar um teaser que mostrava apenas uma silhueta com detalhes mínimos, a Fiat do Brasil resolveu começar a expor sua próxima grande novidade para o país sem disfarces. Conheça o inédito Fastback, um SUV-coupé que apareceu inicialmente como conceito no Salão do Automóvel de 2018 e que prometia ser um derivado da picape Toro, mas acabou sofrendo alterações para se tornar uma variante do Pulse.

O Fastback seria um SUV do Fiat Toro, mas a ideia foi descartada. Foto: Divulgação

O parentesco do Fastback com o Pulse, primeiro SUV compacto da marca no Brasil, começa no uso da mesma plataforma MLA e continua no compartilhamento de peças: praticamente, toda a dianteira vem do irmão menor como para-lamas, capô, faróis e para-choque, sendo que esses dois últimos são compartilhados com o esportivo Pulse Abarth que também será lançado ainda em 2022.

Já as portas dianteiras são as mesmas do trio Argo/Cronos/Pulse, enquanto que as portas traseiras são do Cronos; o teto, as colunas C, lanternas e para-choque traseiro são exclusivos do Fastback. O projeto original previa um utilitário esportivo derivado/inspirado no Toro, mas a ideia foi descartada - provavelmente por questões de custo de desenvolvimento e/ou estratégia de mercado.

Traseira é a única parte exclusiva do Fastback. Foto: Divulgação

Embora a marca não tenha fornecido quaisquer dados técnicos, o forte parentesco com o Pulse já nos dá uma ideia quase precisa do tamanho do Fastback: lembrando que o irmão menor mede 4,09m de comprimento, 1,57m de altura e 2,53m no entre-eixos, a única diferença visível no Fastback é o balanço traseiro (distância entre o eixo traseiro e a extremidade do carro) maior que permite um porta-malas com mais capacidade.

O espaço interno promete ser o mesmo dos irmãos de construção, o que fica evidenciado pelo uso das portas traseiras do Cronos que, apesar de ser um sedan, traz exatamente o mesmo entre-eixos do Argo e, consequentemente, do Pulse. Ao que tudo indica, a arquitetura MLA do Fastback mesclou a dianteira do Pulse com a traseira da MP-S do Cronos para focar no compartimento de bagagens.

Visual traseiro do Fastback conceitual apresentado em 2018. Foto: Divulgação

Diante de tanta semelhança com o irmão mais barato, o Fastback buscará se diferenciar pelo conjunto mecânico e o nível de tecnologia embarcada. Rumores apontam que o SUV-coupé trará apenas os motores 1.0 T200 e 1.3 T270, turbinados flex, devido ao posicionamento do modelo no portfólio da marca - será um dos Fiat de passeio mais caros do Brasil, nivelando-se ao Toro. A montadora confirmou que o conjunto ótico será totalmente em LEDs e, além disso, flagras de protótipos de rua já revelaram uma melhora no acabamento interno, além da adoção de recursos inexistentes nos Fiat mais baratos como o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. Também é esperada uma versão esportiva Abarth para ele.

O lançamento do Fastback será ainda em 2022. Mais informações podem surgir a qualquer momento.