Por Redação
Compass híbrido será o mais caro de todos. Foto: Divulação |
A Jeep aproveitou o Jeep Day 4x4 para iniciar sua fase eletrificada no mercado brasileiro, apresentando o aguardado Compass 4xe (se pronuncia four by e) com propulsão híbrida. Diferente das demais versões fabricadas em Goiânia (PE), o Compass eletrificado virá importado diretamente de Melfi, na Itália, baseado na variante Série S sem opcionais e preço de R$349.990, o que são quase 140 mil reais a mais de diferença em relação ao Série S com motor turboflex e quase 117 mil reais mais caro em relação às versões Limited e Trailhawk com motor turbodiesel - as configurações mais caras do modelo.
4xe é um híbrido do tipo plug-in, ou seja, permite recarga pela tomada. Foto: Divulgação |
Falando da grande novidade, o conjunto híbrido que movimenta o Compass mais caro do Brasil é composto pelo motor 1.3 turbo "T270" movido somente a gasolina que gera até 180cv e 27,5kgfm e um motor elétrico capaz de gerar até 60cv e 25,5kgfm, sendo que cada um é responsável por enviar força para um eixo específico - o motor a gasolina traciona o eixo dianteiro enquanto o motor elétrico traciona o traseiro, o que proporciona tração integral com ambos em uso no modo Hybrid. A transmissão é a conhecida automática de seis marchas.
A potência máxima dos dois motores em uso combinado é de 240cv, segundo divulgado pela Jeep, mas a marca não fala do torque máximo combinado - estimamos algo entre 40 e 50kgfm. Com isso, ele vai de 0 a 100km/h em 6,8 segundos e conta com uma autonomia total de aproximadamente 927 quilômetros, sendo que a bateria de 11,4kWh permite uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros. Vale lembrar que o motor a gasolina também atua como gerador, recarregando o sistema elétrico quando a energia estiver mais baixa ou quando o motorista quiser.
Painel de instrumentos e central multimídia trazem recursos de monitoramento do conjunto híbrido. Foto: Divulgação |
O pacote tecnológico do 4xe também traz algumas exclusividades em relação aos Compass mais baratos, tais como: faróis Full LED com projetores, câmeras 360º, sistema de som da Alpine com 506w e 9 alto-falantes (incluindo um subwoofer), além do pacote padrão do Série S convencional composto por teto solar panorâmico, multimídia de 10,1 polegadas com GPS nativo e espelhamento para smartphones sem fio, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, pacote completo de assistências semiautônomas, entre muitos outros.
Grand Cherokee retornará ao Brasil. Foto: Divulgação |
Durante a live de apresentação do Compass eletrificado, a Jeep também confirmou que trará o novo Grand Cherokee ao Brasil ainda em 2022 na mesma configuração híbrida 4xe, mas com um conjunto mecânico mais forte composto por um motor 2.0 turbo a gasolina e outro motor elétrico, totalizando 380cv e 65kgfm. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.