Por Redação
O novo Type R vem sendo exaustivamente testado pelo mundo. Foto: Divulgação |
A Honda não costuma antecipar seus planos em nenhum lugar do mundo, então, nós recebemos o release publicado nesta manhã com bastante surpresa e alegria, pois a marca confirmou várias de suas novidades para o Brasil e, como se não bastasse, algumas surpresas quentíssimas que não eram nem um pouco esperadas para o nosso país.
Começando pela melhor delas, o monstruoso Civic Type R foi garantido para nós em 2023 e será a primeira vez na história em que ele será vendido oficialmente por aqui. A versão Type R é a mais nervosa e cara do modelo, contando com extensas modificações mecânicas para entregar um desempenho de ponta nas pistas, sendo um ícone dos hot hatches em todo o planeta.
Novo HR-V chega em Agosto. |
Quem também foi confirmado e é muito esperado pelos clientes assíduos da marca é o novo HR-V, já apresentado lá fora e que será lançado oficialmente em Agosto desse ano. Ele foi totalmente reformulado e a marca já adiantou que será vendido em quatro versões: duas com o mesmo motor 1.5 aspirado do novo City e duas com um novo 1.5 turbo flex que, provavelmente, é o mesmo motor utilizado na geração anterior, mas com a aguardada conversão para poder ser abastecido também com etanol. A nova geração do HR-V será fabricada no Brasil assim como a antiga.
O mais curioso é que o novo HR-V será vendido por aqui em duas carrocerias: a europeia e a americana. Isso porque a versão americana é maior, montada sobre a plataforma do novo Civic e, por isso, será comercializada por aqui com outro nome e posicionamento acima do HR-V europeu padrão. A marca ainda não confirmou qual seria esse nome, referindo-se ao modelo apenas como "um SUV inédito" que chegará em 2023, mas a aposta mais óbvia é Civic Cross, em uma clara provocação ao Corolla Cross com quem ele rivalizará diretamente.
HR-V americano será vendido aqui como um carro acima do HR-V padrão. Foto: Divulgação |
Por fim, também foram confirmadas as novas gerações do Civic e do CR-V, ambas importadas e com motorização híbrida que a marca chama de e:HEV. Enquanto o novo Civic já foi apresentado lá fora, o novo CR-V ainda será lançado, mas o conjunto e:HEV deverá ser o mesmo para ambos. No sedan, ele é composto por um motor 2.0 aspirado de injeção direta e ciclo Atkinson aliado a dois pequenos motores elétricos que totalizam 184cv e 32,1kgfm de potência e torque máximos.
Enquanto o CR-V ainda não tem data de estreia, o novo Civic sedan foi confirmado em versão única para nós e será lançado no último trimestre de 2022, sendo acompanhado pelo esportivo Type R que só existe em carroceria hatch e que chega no ano que vem para enfrentar o Toyota GR Corolla. Mais informações podem surgir a qualquer momento.