quinta-feira, 31 de março de 2022

Toyota GR Corolla, versão inédita de alta performance, é revelado oficialmente e está confirmado para o Brasil

Configuração inédita do carro mais vendido do planeta será vendida oficialmente no Brasil em breve, segundo o CEO da divisão Gazoo Racing.

Por Redação

GR Corolla será vendido somente em carroceria hatch com quatro portas.

Parece que a Toyota cansou de ser associada a carros caretas ou reconhecidos unicamente pela confiabilidade. A marca tem uma rica história no mundo das competições automotivas e vem se dedicando a deixar isso claro para todo o mundo, lançando modelos de pegada legitimamente esportiva como os atuais Supra, 86 e a versão apimentada do Yaris europeu, todos sob a sigla GR como prefixo de seus nomes para denotar seu caráter de alta performance.

GR vem de Gazoo Racing, nome que tem um significado especial para a Toyota e que explicaremos tudo em um post futuro. Isso porque a grande estrela do momento é, justamente, mais um produto da linha GR que veio agitando a internet nos últimos meses: trata-se do inédito GR Corolla, versão esportiva muito aguardada pelos fãs da montadora e que já foi confirmado para diversos países, inclusive o Brasil. Ele acaba de ser lançado nos Estados Unidos e, com isso, a fabricante já soltou os primeiros detalhes oficiais da novidade.

Traseira inusitada conta com três saídas de escape aparentes e bem distantes umas das outras.

Esqueça os GR-S que a divisão brasileira da Toyota veio apresentando até agora. O novo GR Corolla é um "bicho" nervoso e, segundo as palavras do marketing da empresa, foi desenvolvido por entusiastas para entusiastas. Prova disso é seu conjunto mecânico oriundo do GR Yaris, mas retrabalhado para alcançar níveis maiores de desempenho: aqui, o pequeno 1.6 turbo de três cilindros gera saudáveis 304cv e 37,7kgfm de potência e torque máximos, o suficiente para fazer dele um dos Corolla esportivos mais fortes da história, se não o maior deles.

Todo esse poder de fogo será gerenciado entre as quatro rodas pelo sistema de tração integral GR-Four variável, capaz de distribuir a tração em proporções de 60:40, 30:70 ou até mesmo 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras, respectivamente. Por fim, a única opção de transmissão será a caixa manual de seis marchas, descartando os rumores de que haveria uma opção de câmbio automático - durante a apresentação oficial, a Toyota foi enfática nesse aspecto, fazendo questão de afirmar o GR Corolla como um carro feito para quem gosta de ter total controle.

Interior traz poucas diferenças em relação aos demais Corolla.

Disponível unicamente em carroceria hatch com quatro portas, o GR Corolla é montado sobre a plataforma TNGA-C assim como as demais versões, mas com alterações para melhorar a dinâmica do modelo e lidar com a força extra da nova configuração mecânica. Não à toa, a carroceria traz para-lamas alargados para acomodar as bitolas mais largas e as rodas de 18 polegadas calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 4 de medidas 235/40 R18.

Por dentro, a cabine traz volante, bancos e cluster de instrumentos exclusivos da versão, além de uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas e conexão 4G, suporte a comandos de voz e outras funções. Por padrão, ele virá com itens como conjunto ótico totalmente em LEDs, ar condicionado de duas zonas, painel de instrumentos digital, acabamento interno com porções em suede, entre muitos outros.

Pequeno 1.6 de três cilindros gera cerca de 100cv de potência máxima por cilindro.

Apesar de ter falado bastante sobre ele, a Toyota não entrou em detalhes sobre tempos de aceleração (como o 0 a 100km/h, por exemplo), velocidade máxima ou valores. O que se sabe é que ele foi pensado para ser um produto global e a confirmação de sua chegada ao Brasil veio de ninguém menos que Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina e CEO da Gazoo Racing LA (América Latina).

Ele será produzido na planta de Motomachi, no Japão, e isso somado ao fato de ser uma versão altamente modificada do Corolla normal já nos dá pistas de que não será nem um pouco barato. Considerando que o Corolla mais caro à venda no Brasil atualmente é tabelado em pouco mais de 180 mil reais (lembrando que ele é fabricado aqui), é certo que o GR Corolla passará facilmente dos 250 mil reais. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.