Unidade de teste foi flagrada em São Paulo. Foto: reprodução/AutoGam Consultoria no Instagram |
Lançado no Brasil na reta final de 2017 já como ano/modelo 2018, o Volkswagen Polo de sexta geração recebeu um facelift lá fora há alguns meses e também receberá por aqui em breve, mas para o ano/modelo 2023. A marca já iniciou os testes com carros camuflados em solo nacional, conforme revela um flagra realizado pelo perfil AutoGam Consultoria no Instagram onde a dianteira de um protótipo, embora protegida por alguma cobertura, revela bastante sobre a novidade.
A VW não se preocupou muito em esconder os detalhes da reestilização, confirmando que o modelo nacional adotará a mesma dianteira do europeu. O para-choque redesenhado traz mais porções em preto que o fazem parecer maior e, além disso, há uma nova grade entre os faróis onde o friso de acabamento desceu do meio para a parte inferior da peça. Falando em faróis, o protótipo camuflado ostenta as mesmas peças Full LED por refletores do estrangeiro, mas não dá para saber se será um item de série ou opcional e nem de quais versões.
Se o Polo nacional reestilizado não sofrer alterações diante do estrangeiro, é assim que ele se parecerá. Foto: configurador Volkswagen UK |
O flagra também mostra as novas rodas que, mais uma vez, são as mesmas disponíveis na versão de entrada do Polo estrangeiro, apesar da pintura preta feita propositalmente para esconder os detalhes das peças diante das lentes curiosas. O que deverá ficar de fora do Polo reestilizado nacional é a traseira com as novas lanternas que invadem o porta-malas; seria uma tentativa de evitar comparativos com o Renault Sandero e o Fiat Argo, por exemplo, mas é uma mera especulação.
É possível que o Polo reestilizado também passe por alterações na cabine, adotando o cluster de instrumentos 100% digital por tela de 7 polegadas já presente nos irmãos Nivus, T-Cross e Taos em suas versões mais baratas, mantendo o Active Info Display com tela maior nas variantes mais caras. Quem não deve sofrer alterações são os motores 1.0 tanto aspirado quanto turbinado - MPI e TSI, respectivamente, pois ambos já passaram por alterações recentemente a fim de se enquadrar nas novas normas do Proconve.
Traseira do modelo estrangeiro não deverá ser adotada no brasileiro. Foto: configurador Volkswagen UK |
A pouca camuflagem pode ser um forte indício de que o lançamento está próximo; estimamos entre o final do primeiro semestre e começo do segundo semestre. Mais informações podem surgir a qualquer momento.