Por Redação
Imagens vazadas mostram que o Kwid ganhará uma nova opção de cor: o Azul Iron. Créditos na imagem. |
Um dos primeiros lançamentos automotivos de 2022 começa a aparecer totalmente sem disfarces. Falamos do Renault Kwid, subcompacto lançado em 2017 que deveria ter passado por seu primeiro facelift há um ano, mas que também sofreu com os efeitos da pandemia e acabou sendo adiado para Janeiro deste ano: mais precisamente, na segunda quinzena do mês, momento em que o modelo será revelado para a imprensa.
O franco-indiano atualizado já foi lançado no mercado estrangeiro e agora está se preparando para o Brasil, mas já não esconde mais seus detalhes. Fotos publicadas pelo perfil AutoIN no Instagram mostram o subcompacto sem qualquer camuflagem, confirmando que ele receberá o mesmíssimo design da variante estrangeira e que manterá a versão Outsider de estética aventureira.
Exterior trará novo conjunto ótico e para-choques redesenhados. |
Como dá pra ver na foto de abertura da matéria, o Kwid adotará uma dianteira de aspecto mais refinado com conjunto ótico dividido em dois andares, a exemplo de modelos como Citroën C4 Cactus e Fiat Toro: em cima se encontram as luzes diurnas/de posição conjugadas e de seta, enquanto que embaixo ficam os novos faróis que passam a ser de refletores duplos, mas ainda com lâmpadas halógenas.
Com a mudança na dianteira, o Kwid perde os faróis de neblina e também ganha uma nova grade. Na lateral, ele continuará com as polêmicas rodas de três furos, mas finalmente adotará peças de liga-leve - pelo menos nessa versão top de linha. Por fim, há novas lanternas na traseira com luzes de posição em LED e as demais por lâmpadas convencionais, além do para-choque redesenhado com refletores nas extremidades.
Painel de instrumentos é novo e multimídia foi atualizado. De resto, será o mesmo Kwid de sempre. |
Por dentro, as mudanças foram mais discretas e pontuais. Há um novo painel de instrumentos com display monocromático ao centro que reúne velocímetro, indicador de marcha e computador de bordo multifuncional e, ao redor, os marcadores de combustível, temperatura e conta-giros. Dá pra ver que, com exceção do display central, o resto do layout será diferente do cluster do modelo estrangeiro.
O volante é o mesmo de sempre, mas a Renault adotou o clássico comando-satélite à direita da coluna de direção para telefonia e multimídia. Falando em multimídia, o software não terá alterações, mas a tela ficou maior e mais integrada ao console central; é possível que tenha recebido novas funções, mas só saberemos definitivamente no ato do lançamento.
Adoção das luzes diurnas antecipa a obrigatoriedade do equipamento, prevista para 2024. |
Além das novidades visuais, é possível que o Kwid também receba novidades mecânicas. Segundo rumores, o subcompacto adotará a mesma variante do motor 1.0 SCe utilizada no Sandero, dotada de duplo comando de válvulas, capaz de gerar até 82cv e 10,5kgfm com etanol, uma leve melhora diante dos 70cv e 9,8kgfm de potência e torque máximos do motor atual.
Considerando a leveza do carro, os números ligeiramente melhores que os do 1.0 de comando simples que o Kwid sempre teve levarão o carro com mais esperteza e mais economia. Isso porque, além do motor, o modelo também deve receber uma transmissão manual com relações mais longas. Também são esperados controles de tração e estabilidade.
Todos os detalhes oficiais serão revelados em breve. Não deixe de acompanhar o Volta Rápida para ficar por dentro de tudo!