Por Redação
Testamos o menor "SUV" da Honda no começo do ano passado. Foto: Yuri Ravitz |
As primeiras despedidas do mercado automotivo brasileiro em 2022 já começaram a acontecer. A Honda confirmou o fim do WR-V, o que já era esperado devido ao encerramento do Fit e da geração passada do City, modelos que partilhavam arquitetura geral, bem como da atual geração do HR-V que também partilhava boa parte de seus atributos com os irmãos mais baratos.
A diferença é que o WR-V se despede de vez, sem previsão de uma nova geração; há rumores que falam sobre um modelo inédito previsto para atuar como sucessor dele, cujo nome supostamente seria ZR-V, mas ainda não há uma palavra oficial da Honda. Já o HR-V atual sai de cena até o segundo semestre deste ano, quando ganhará uma nova geração que já circula em testes no país.
Nosso último contato com o HR-V foi em 2019, na versão topo de linha Touring. Foto: Yuri Ravitz |
O novo HR-V já foi apresentado ao mercado estrangeiro e ficou ligeiramente maior, além de mais tecnológico. Isso pode animar a Honda a reposicioná-lo no Brasil, de modo a colocar o SUV para competir com modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e deixando vago o posto de SUV compacto para um outro carro que, em tese, pode ser o dito sucessor do WR-V. Como a marca não dá nenhuma pista, tudo o que podemos fazer é especular sobre as possibilidades.
Em nota oficial, a japonesa confirmou que está concentrando seus esforços de produção nos novos City sedan e hatch, apresentados recentemente ao mercado brasileiro e naturais centros das atenções da marca diante da escassez de insumos fabris que ainda assola a indústria global.