Por Redação
Stellantis divulgou o Renegade 2022 em forma de teaser com um carro camuflado. Foto: Divulgação |
O ano de 2022 se aproxima e a Stellantis já começou a falar sobre seus planos para o período que se iniciará em breve. Em comunicado oficial enviado à imprensa na última sexta-feira (17/12), o grupo revelou os primeiros detalhes do Jeep Renegade 2022, modelo que vem sendo flagrado em testes há alguns meses e que trará novidades significativas diante do atual, além de atualizações no design geral.
A primeira delas é que o SUV compacto, enfim, perderá o motor 2.0 turbodiesel para oferecer somente motorização flex: no caso, trata-se do novo 1.3 turbo de até 185cv e 27,5kgfm que estreou no Fiat Toro 2022 e que também está nos irmãos Compass e Commander. O novo motor também fará o 1.8 E.torQ se despedir de vez e contraria os rumores de que a Jeep adotaria o 1.0 turbo que estreou no Fiat Pulse.
Camuflagem busca esconder o novo bodykit e o conjunto ótico. Foto: Motor1 |
Apesar da perda do motor a diesel, o Renegade continuará podendo receber tração 4WD e câmbio automático de nove marchas - dependendo da versão, é claro. A Jeep confirmou que oferecerá o 1.3 turbo aliado ao conhecido câmbio automático de seis marchas e tração dianteira nas variantes mais baratas, enquanto as mais caras (como a top de linha Trailhawk) terão o motor combinado ao conhecido sistema de tração integral seletiva com opção de reduzida e transmissão automática de nove velocidades.
A mudança é polêmica e promete dividir opiniões, mas a montadora garante que o Renegade 1.3 turbo manterá a valentia que era garantida pelo motor que se despedirá - não à toa, o selo "Trail Rated" exclusivo da versão Trailhawk foi mantido. Aos leigos, este selo é fornecido pela própria Jeep aos carros que são testados no fora-de-estrada e aprovados. Já as versões com câmbio AT6 e tração dianteira terão o chamado Traction Control Plus com bloqueio eletrônico de diferencial para auxiliar em pisos mais difíceis.
Visual atualizado também contará com novas rodas. Foto: Motor1 |
Diante disso, espere por alterações na gama de versões do Renegade e pode ser que haja uma redução ou, pelo menos, uma manutenção de preços - isso porque o 2.0 turbodiesel, além de ser importado da Itália, sofre com o maior imposto sobre o 1.3 turbo por conta da capacidade em litros.
O menor Jeep do Brasil também terá seu visual externo e interno atualizado. Haverá um novo conjunto ótico, bodykit redesenhado e mudanças no interior, além de novos equipamentos que virão dos irmãos Toro e Compass. Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022, mais novidades podem surgir a qualquer momento.