Por Redação
A Fiat apresentou, nesta sexta-feira (03/12), o Fiorino atualizado para 2022 com algumas mudanças mínimas no visual e novidades em equipamentos. O utilitário será comercializado em versão única por R$99.990, motor 1.4 EVO flex (novo batismo para o antigo Fire) e câmbio manual de cinco marchas. Ambos também trazem novidades que, segundo a marca, melhoraram o desempenho e o consumo de combustível.
Começando pelo visual, as alterações se concentram na dianteira: há uma nova grade com três filetes horizontais e a pequena Fiat Flag posicionada à esquerda, além de um novo para-choque com duas aberturas, acabamento sempre em preto fosco e aberturas trapezoidais nas pontas para os faróis de neblina que são itens de série. Os faróis continuam por parábola única e trazem acabamento interno do tipo máscara negra.
Salvo alguns detalhes menores, o interior do Fiorino atualizado para 2022 é o mesmo da atual geração da picape Strada. O painel de instrumentos conta com três mostradores analógicos, sendo que o central e maior deles (velocímetro) traz uma tela no meio que concentra as funções do computador de bordo, mas de layout mais simples do que o componente da picape.
As saídas de ar mesclam difusores redondos nas pontas com trapezoidais ao centro, posicionados na vertical ladeando o espaço para o rádio (que não há nem como opcional) e um pequeno porta-objetos logo abaixo. Acima do espaço do rádio se encontram botões de funções diversas e, abaixo, os mesmos comandos de ar condicionado do Strada.
Falando do motor atualizado, a Fiat promoveu alterações também de olho nas novas normas Proconve L7 que entrarão em vigor logo na virada para 2022. Gerando até 86cv e 12,2kgfm quando abastecido com etanol, o 1.4 EVO promete um consumo até 11,8% melhor do que a versão anterior quando abastecido com gasolina e 8,3% no etanol. O 0 a 100km/h ocorre em 13,7 segundos e a máxima é de 160km/h.
Já a transmissão teve suas relações de marchas revisadas. A 2ª e a 3ª ficaram mais curtas para garantir mais força e menos trocas em percurso urbano, enquanto a 5ª foi alongada para melhorar o consumo e reduzir o ruído do motor em trecho rodoviário e velocidade de cruzeiro. A ré também foi encurtada em 14% e a suspensão traseira recebeu materiais de maior resistência, embora ainda seja por eixo de torção.
A lista de equipamentos conta com ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete com abertura e fechamento remotos, alarme presencial, predisposição para rádio, entre outros. Como principal novidade, o Fiorino 2022 recebe controle de estabilidade (ESP) com assistente de partida em rampas e controle de tração.