quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Porsche apresenta o inédito 718 Cayman GT4 RS, versão de rua mais poderosa da história do modelo

Por Redação

Modelo pode receber o pacote Weissach para ficar ainda mais especial. Foto: Divulgação

A Porsche apresenta, para o mercado global, a versão definitiva e mais marcante da história do pequeno Cayman. Conheça o 718 Cayman GT4 RS, uma configuração inédita no catálogo do esportivo de motor central-traseiro que se posicionará acima da GT4 padrão. É a primeira vez que um Cayman recebe o tratamento RS, antes exclusivo dos 911 mais poderosos.

Ele utiliza uma variante ligeiramente mais fraca do motor 4.0 aspirado de seis cilindros contrapostos usado no atual 911 GT3, capaz de entregar até 500cv e 45,8kgfm de potência e torque máximos - no 911 GT3, tais picos são de 510cv e 47,9kgfm respectivamente. A diferença é mais expressiva diante do 718 Cayman GT4 padrão que entrega 420cv e 43,8kgfm.

Novo 718 Cayman GT4 RS é bicho das pistas, mas pode ser usado nas ruas normalmente. Foto: Divulgação

Assim como outros modelos RS mais atuais, o novo 718 Cayman GT4 RS utiliza somente transmissão automatizada de dupla embreagem - a famosa caixa PDK de sete marchas conhecida por suas trocas ultrarrápidas que, inclusive, podem ser feitas por paddle-shifters no volante ou na própria alavanca.

O acerto do câmbio foi todo voltado para aproveitar ao máximo a elasticidade do motor, capaz de girar a até estúpidos 9.000rpm. O GT4 RS vai de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e é capaz de atingir a velocidade máxima de 315km/h, números que também são auxiliados pelo peso de 1.415kg, 35kg a menos que um GT4 padrão com a mesma transmissão.

Suspensão do GT4 RS é 30mm mais baixa em relação a um 718 Cayman comum. Foto: Divulgação

O bodykit exclusivo do GT4 RS conta com capô e muitos apêndices pela carroceria em fibra de carbono, além das hastes estilo "pescoço de ganso" feitas em alumínio que sustentam a asa traseira fixa. Além disso, até mesmo alguns revestimentos internos, tapetes, painéis das portas e janela traseira foram pensados para reduzir peso diante das peças utilizadas nas demais versões do 718 Cayman.

Outra exclusividade do GT4 RS se encontra logo atrás das janelas das portas: as tradicionais janelas laterais traseiras deram lugar a dutos auxiliares de arrefecimento, feitos para complementar o trabalho das já presentes entradas posicionadas à frente das rodas traseiras. Uma jogada interessante tanto do ponto de vista estético quanto mecânico, pois ajuda a manter o 4.0 boxer na temperatura certa.

Por dentro, o 718 Cayman GT4 RS "veste" seus passageiros com bancos de competição e muita fibra de carbono. Foto: Divulgação

Caso tudo isso não seja suficiente, o comprador pode incluir o pacote opcional Weissach que acrescenta ainda mais detalhes em fibra de carbono como, por exemplo, capas dos retrovisores, asa traseira, entradas externas de ar e cobertura da caixa de ar, além de sistema de escape feito em titânio semelhante ao presente no modelo 935 de competição, rodas aro 20 forjadas em magnésio e partes do interior em revestimento Race-Tex.

Qual o resultado de toda essa engenharia na prática? A Porsche divulga um tempo de 7 minutos e 4,511 segundos do GT4 RS no traçado de 20,6km de Nürburgring Nordschleife. São significativos 23,6 segundos a menos do que o conseguido pelo 718 Cayman GT4 convencional.

Foto: Divulgação

A divisão brasileira da marca confirma a abertura da pré-venda do novo GT4 RS no primeiro semestre do ano que vem, mas ainda não fala em valores. Na Europa, seu preço inicial é de 141.338 euros, o que dá mais de 880 mil reais em conversão direta (sem impostos).