terça-feira, 19 de outubro de 2021

Honda apresenta novo Civic Si no mercado estrangeiro; Brasil é incerteza

 Por Redação

Visual muda pouquíssimo em relação ao Civic normal. Foto: Divulgação

A Honda apresentou o aguardado Civic Si, versão esportiva de menor calibre do modelo japonês, para o mercado estrangeiro. A principal diferença diante da geração anterior é que, desta vez, o Si será vendido apenas na carroceria sedan, pois a Honda aboliu a carroceria coupé para o Civic diante das baixas vendas.

As diferenças visuais entre o Si e o Civic comum são pouquíssimas, se resumindo a detalhes como a grade dianteira entre os faróis ligeiramente maior e em formato colmeia, além das ponteiras de escape aparentes no para-choque traseiro; no Civic comum, a grade é menor e filetada enquanto o escape fica oculto atrás do para-choque.

Visual do Si se espelhou no modelo conceitual. Foto: Divulgação

Demais diferenças incluem detalhes em preto brilhante ao invés de cromados, uma discreta asa traseira estilo "rabo de pato (ducktail)" e rodas inspiradas no Civic Concept apresentado no fim do ano passado.

As mudanças mecânicas também foram discretas. Permanece o 1.5 turbo de quatro cilindros, agora capaz de gerar 203cv e 26,5kgfm a 1.800rpm. A única opção de transmissão é a manual de seis velocidades.

Cabine traz detalhes exclusivos em vermelho. Foto: Divulgação

Apesar do novo Si ter perdido 5cv de pico de potência em relação ao antecessor, esse pico agora se mantém disponível em uma faixa maior de giro: de 6.000 a 6.500rpm. Do mesmo modo, o torque de 26,5kgfm se manteve inalterado, mas agora aparece mais cedo aos 1.800rpm contra 2.100rpm do antecessor.

A Honda realizou mudanças discretas na mecânica, garantindo trocas 10% mais rápidas de marcha e com fluxo de exaustão 27% maior graças ao novo sistema de escape. A rigidez torcional melhorou em 8% e a suspensão é até 54% mais rígida do que no Civic convencional.

Si traz bancos exclusivos com mais apoio lateral. Foto: Divulgação

No mais, o novo Civic Si tira proveito de todas as novidades introduzidas na 11ª geração do japonês. Há espelhamento para smartphones sem fio através de uma central multimídia com tela HD de 9 polegadas, sistema de som da Bose, painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, além do acabamento interno exclusivo da versão Si, entre muitos outros.

Apesar da novidade interessante, vale lembrar que o futuro do Civic no Brasil é incerto. Embora algumas mídias confirmem o encerramento da produção no país, a Honda ainda não deu uma palavra oficial sobre o assunto publicamente, o que mantém as informações no campo da especulação. Segundo rumores, ele passaria a ser importado em 2022 em uma gama mais reduzida de versões. Só o tempo dirá.