Por Redação
Design é semelhante ao do modelo europeu, mas é visivelmente menos caprichado. |
A Citroën finalmente revelou o novo C3 dedicado a mercados emergentes como Índia e Brasil, consolidando o distanciamento do modelo de sua versão europeia, mais refinada. Desenvolvido na América do Sul, ele é o primeiro produto de três que serão lançados até 2024 dentro da estratégia C-Cubed, focada em mercados de baixo custo.
Ao contrário do que se especulava, ele não adotou a nomenclatura "C3 Sporty" e não se transformou em SUV, mantendo a arquitetura e proposta de hatchback compacto. Apesar disso, a Citroën projetou um carro com 18cm de altura do solo e posição elevada de dirigir para passar a sensação de se estar em um utilitário esportivo.
O teto poderá vir nas cores branco ou preto. |
Medindo 3,98m de comprimento e com 2,54m de entre-eixos, o novo C3 traz um porta-malas de 315 litros e será fabricado na planta de Porto Real, no RJ. Embora o design tenha sido apresentado junto dos primeiros detalhes, o lançamento definitivo e o início das vendas acontecerão por aqui no primeiro trimestre de 2022.
A marca não falou sobre equipamentos, versões, preços ou motores mas especula-se que ele utilize o conhecido 1.6 aspirado de até 122cv e 16,4kgfm que equipa o C4 Cactus nas opções mais baratas e, nas mais caras, o inédito 1.0 turbinado flex que a Stellantis apresentará em breve no novo Fiat Pulse.
Interior do novo C3 foge do padrão com detalhes incomuns. |
O que se sabe é que ele terá faróis halógenos com luzes diurnas em LED, painel de instrumentos digital monocromático, central multimídia com tela de 10 polegadas e um detalhe na porção central do painel que, dependendo da versão, poderá ser decorado em cores diferenciadas. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.