terça-feira, 17 de agosto de 2021

Jeep revela novo Commander em primeiras imagens oficiais

Por Redação

Novo Commander tem um "quê" de Grand Cherokee. Foto: Divulgação

Acabou o mistério: eis o novíssimo Jeep Commander. Após meses de flagras de modelos camuflados pelas ruas, a Stellantis decidiu revelar o exterior do SUV por completo depois que uma imagem vazou na tarde desta segunda-feira (16/08). Em comunicado enviado para toda a imprensa, o grupo incluiu um teaser em vídeo onde mostra todo o exterior e algumas partes do interior, confirmando detalhes como a cabine parecida com a do Jeep Compass reestilizado, mas com acabamento mais primososo.

Falando do exterior, o Commander mescla elementos do Compass e do novo Grand Cherokee por todos os lados, inclusive nas finas lanternas traseiras que trazem iluminação por LEDs. O conjunto ótico frontal também é inteiramente composto por LEDs e traz as luzes diurnas (DRLs) no para-choque, posicionadas logo acima dos faróis de neblina e abaixo dos faróis principais que trazem setas do tipo sequencial - elas percorrem a barra de diodos de dentro para fora, criando um efeito visual peculiar típico de modelos premium atuais.

Lanternas finas são unidas por uma régua cromada. Foto: Divulgação

Assim como no Compass, o Commander poderá vir com o teto em uma cor diferenciada do restante da carroceria que, na versão do vídeo, traz toda a parte inferior do bodykit na mesma cor das porções principais do carro; é provável que, nas variantes mais baratas, essas porções mais baixas venham em preto fosco. Falando em versões, a exposta no vídeo traz o emblema Overland e tudo indica se tratar da top de linha - repare nas rodas diamantadas e os detalhes cromados espalhados pela carroceria, elementos tipicamente presentes nas versões mais caras dos modelos da Jeep.

Outra dica de que a versão exposta é a mais cara é o acabamento interior: além dos dois tons presentes na cabine, é possível notar uma mescla de materiais envolvendo porções em plástico, couro e um tecido que aparenta ser camurça ou suede. Há um painel de instrumentos totalmente digital, controles do sistema de climatização também digital e uma tela do sistema multimídia com 10,2 polegadas, além de detalhes cromados e em bronze.

Cabine do Commander é parecida com a do Compass atualizado. Foto: Divulgação

O Commander se posicionará acima do Compass em todos os aspectos, inclusive nas acomodações: oferecerá até sete lugares dispostos em três fileiras de bancos. Espere pelo mesmo arsenal tecnológico presente no irmão menor (incluindo tecnologias de condução semiautônoma) e outras novidades exclusivas do novato.

Falando sobre conjunto mecânico, é sabido que ele trará motores 1.3 turbo flex e 2.0 turbodiesel com tração integral, mas a Stellantis ainda não deu maiores detalhes. Há rumores sobre um possível reforço no motor 2.0 para atingir 200cv de potência máxima e distanciar-se do Compass, mas é certo que as transmissões utilizadas no Commander serão as mesmas dos respectivos motores no irmão menor.

Interior em dois tons contribui para a sensação de requinte. Foto: Divulgação

A apresentação do novo Commander será no próximo dia 26 de Agosto. Na ocasião, traremos todas as informações relevantes para você, leitor e leitora do Volta Rápida. Não perca!