terça-feira, 4 de maio de 2021

Fiat divulga primeiras imagens de seu novo SUV compacto; Progetto 363 terá nome final escolhido pelo público

Por Redação
Fotos: Divulgação/Reprodução

SUV possui semelhanças com outros carros da Fiat mas o desenho geral tem personalidade própria.

Acabou o suspense: eis o inédito SUV compacto que a Fiat comercializará em solo nacional a partir do segundo semestre de 2021. Batizado de Progetto 363 desde o princípio, o modelo terá seu nome final definido pelo público: a marca deu três opções de nome e as pessoas podem votar acessando o hotsite exclusivo https://suv.fiat.com.br/ - as alternativas são Pulse, Domo e Tuo. As imagens oficiais foram divulgadas pela própria Fiat nesta tarde e, junto delas, a fabricante aproveitou pra falar mais um pouco sobre a novidade.

Conjunto ótico apresenta LEDs nas luzes de posição, luzes diurnas e faróis principais - ao menos na versão mais cara.

Ao contrário do que se pensava, o novo SUV compacto utilizará plataforma própria denominada MLA e derivada da MP1 da dupla Argo e Cronos: inicialmente pensava-se que ele seria montado sobre exatamente a mesma base dos irmãos menores. O que já era sabido e que foi confirmado hoje é a estreia do aguardado 1.0 turbo flex da família GSE, juntando-se ao 1.3 turbo flex que foi lançado recentemente nos facelifts da picape Toro e do SUV médio Compass. Ainda sem números divulgados, estima-se que o novo 1.0 gere até 120cv de potência máxima e 20kgfm de torque máximo.

Estas são as primeiras imagens do carro real. Foto: Reprodução Instagram / Napole Berto

Além disso, ainda segundo a Fiat, o Progetto 363 "democratizará o acesso ao público de equipamentos de assistência à condução autônomos", o que pode significar a presença de itens como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, entre outros. Por fim, o SUV compacto também contará com o sistema Fiat Connect Me, uma plataforma conectada que traz diversos serviços para facilitar a vida do motorista. Como a comercialização só começará no segundo semestre, alguns detalhes ainda podem demorar a vir a público.