terça-feira, 1 de outubro de 2019

Volkswagen Polo e Virtus GTS; o que sabemos até agora

Por Redação


Foto: Divulgação

Das muitas promessas feitas ao mercado automotivo brasileiro, uma das mais aguardadas é, sem dúvida, a dupla esportiva que a Volkswagen anunciou no ano passado: Polo e Virtus GTS. Exibidos como carros conceituais no último Salão do Automóvel, ambos resgataram a sigla icônica usada pela marca há décadas e deixaram os fãs da montadora bastante ansiosos, embora muitos de seus detalhes ainda permaneçam em absoluto sigilo.

A fim de falar mais um pouco sobre ambos, a Volkswagen fez uma espécie de "prévia" para jornalistas conferirem as novidades de perto e saberem um pouco mais sobre o que elas reservam. Alguns detalhes foram confirmados e outros continuam no campo da especulação como, por exemplo, os preços: estimamos em cerca de 90 mil reais para o Polo e 100 mil para o Virtus. O que embasa nossa estima de valores virá logo a seguir.

Protótipos trazem cobertura nos emblemas, friso vermelho da grade e nas rodas que serão diamantadas. Foto: Divulgação

Previsão de chegada e valores (especulação)

Ambos estão cotados para o primeiro trimestre de 2020 e chegarão como as versões mais caras de suas gamas. A Volkswagen declarou que não haverá opcionais, ou seja: eles virão com tudo já disponível para Polo/Virtus convencionais e até mais um pouco. Considerando que, nos dias atuais, Polo e Virtus Highline encostam nos 90 e 100 mil reais (respectivamente) quando equipados com tudo, podemos esperar os valores dos GTS alinhados com a atual versão topo-de-linha, se diferenciando pela mecânica mais trabalhada e os itens exclusivos.


Equipamentos (certeza)

Como dito logo acima, a VW afirmou que não existirão opcionais. Isso quer dizer que Polo e Virtus GTS trarão itens de série como: painel digital, multimídia Discover Media com GPS, som Beats, rodas aro 17 com acabamento diamantado, ar condicionado digital, entre outros. Dos elementos exclusivos da versão destacamos faróis Full LED adaptativos, bodykit completo com para-choques, saias e aerofólio, bancos inteiriços com apoios laterais mais pronunciados, seletor de modos de condução, etc. Demais detalhes serão revelados na época do lançamento.

O visual do nosso GTS final será o mesmo do GTI europeu. Foto: Configurador VW UK

Mecânica (certeza)

O fato de que os GTS virão com motor 1.4 TSI flex e câmbio automático de seis marchas já não é segredo pra ninguém. O que não se sabia até agora era a extensão do trato mecânico que a marca aplicou aos carros, mas os primeiros detalhes já foram revelados. A suspensão tem a mesma altura dos carros convencionais mas foi retrabalhada com nova barra estabilizadora na frente, eixo traseiro mais rígido e conjunto de molas e amortecedores recalibrados especificamente para a versão - receita parecida com a adotada pela Renault com o Sandero RS, exceto pelo fato do franco-romeno trazer amortecedores/molas projetados exclusivamente para ele.

Os freios vêm do Highline com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, e há um novo sistema de escape exclusivo para os GTS. Exclusivo também é o mapa da injeção do 1.4 turbinado para diferenciá-lo dos irmãos de motor, a saber: T-Cross, Jetta e Tiguan. Não haverá opção de câmbio manual e a transmissão adotada é a conhecida caixa automática convencional, mais simples e barata que a automatizada DSG de dupla embreagem.


Na traseira, ponteira dupla de escape e lanternas em LED herdadas do Polo europeu. Foto: Divulgação

Concorrência

A vida da dupla esportiva da VW não será difícil em termos de concorrência direta. Por ser um segmento de nicho, não é grande a oferta de esportivos no mercado brasileiro: o Polo GTS terá de enfrentar modelos como Renault Sandero RS e Peugeot 208 GT, enquanto o Virtus GTS não terá nenhum rival direto em preço e proposta. Fica a deixa para a Fiat aproveitar que já possui a dupla Argo e Cronos HGT e projetar uma versão com mecânica mais afiada para embarcar no segmento.


Interior terá detalhes vermelhos como diferenciação dos demais e bancos exclusivos. Foto: Motor1

Opcionais (especulação)

Como foi dito mais acima, a VW declarou que não oferecerá opcionais para a dupla GTS, entretanto, acreditamos que as coisas não serão exatamente assim. Além do GTS Concept exposto no SDA trazer rodas aro 18 (modelo Brecia, as mesmas opcionais do GTI europeu), não são poucos os proprietários/fãs de Polo que requisitam a adoção de um teto solar. Como a gestação dos carros ainda não terminou, é possível que a montadora surpreenda e ofereça ambos os itens como opcionais no modelo final; também é possível que decepcione e ignore os pedidos. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.


Não deixe de acompanhar nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram:

http://youtube.com/voltarapidavroficial
https://www.instagram.com/voltarapida/