terça-feira, 17 de abril de 2018

Novos Shelby GT500 e Focus ST são flagrados; mais detalhes são revelados

Por Redação


Para a alegria dos entusiastas, a crescente moda dos SUVs não fez com que as montadoras deixassem os esportivos de lado. Depois que Dodge e Chevrolet apresentaram seus muscle-cars atualizados, a Ford finalmente se aproxima de lançar a nova versão do Mustang mais nervoso de todos: o Shelby GT500. O supercarro vem se arrastando há alguns anos e mantém todos os seus principais detalhes em absoluto mistério; a única certeza é a de que haverá um V8 debaixo do capô, cuja potência supostamente será acima dos 700 cavalos.



Flagras recentes feitos pela equipe do portal autoevolution.com mostram uma unidade com bem menos camuflagem do que o costume, o que permitiu observar que o GT500 será mesmo baseado no modelo pré-facelift (para muitos, bem melhor que o pós). O bodykit traz admissões de ar bem pronunciadas na dianteira e a traseira é decorada por quatro grandes saídas de escape; a cabine não deverá trazer grandes alterações, e outros flagras constatam a presença de uma alavanca de transmissão manual, indicando que o novo Shelby não seguirá a tendência "só automáticos" que outras montadoras aderiram. Apesar disso, é certo que haverá uma opção automática para ele, e a aposta mais óbvia é a caixa de 10 velocidades já usada pelo Mustang convencional e também a F-150 Raptor.


Outro Ford de alto desempenho flagrado pelo portal estrangeiro foi o novo Focus ST. Com a apresentação da quarta geração do hatch (que ainda não está prevista para o Brasil), as especulações sobre as versões nervosas começaram a aparecer; a respeito do ST, rumores falam na adoção de um 2.0 turbo com 280cv (um aumento de 30cv em relação ao ST atual) ou até mesmo um bloco 1.8 também sobrealimentado, seguindo a política de downsizing de concorrentes como o renovado Renault Mégane RS. Uma unidade do Ford flagrada em Nürburgring trazia rodas de cinco raios duplos, saídas de escape nas extremidades (abandonando a posição central do modelo atual) e postura bastante agressiva com suspensão mais baixa que o normal.


E para o Focus RS? A variante mais nervosa de todas terá um conjunto híbrido que totalizará 400 cavalos, o que faria o Focus invadir, teoricamente, o terreno dos hot-hatches das marcas premium (leia-se a tríade alemã), mas isso obrigaria a norte-americana a investir mais pesado no acerto mecânico geral do modelo como um todo, o que pode acabar deixando-o caro demais. Tanto ele quanto o ST devem ser lançados oficialmente ainda esse ano, assim como o novo Shelby GT500.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!