segunda-feira, 12 de março de 2018

Audi inicia testes com nova gasolina sintética

Por Redação


Um assunto que tem tirado o sono de muita gente no setor automotivo é o da emissão de poluentes; possíveis soluções e alternativas são pensadas exaustivamente, dia e noite, a fim de tentar amenizar os impactos negativos da poluição causada por tantos veículos movidos a combustíveis fósseis. Uma das ideias mais recentes vem da alemã Audi e pode ser uma saída interessante para um problema antigo: o combustível sintético.



Desenvolvida sem o uso de petróleo, a ideia não é exatamente nova pois surgiu em 2015, mas só agora em 2018 é que a fabricante conseguiu quantidade suficiente para dar início aos primeiros testes definitivos. O combustível sintético (chamado de "e-fuel") é, essencialmente, um isooctano líquido produzido a partir da combinação de isobutano gasoso com hidrogênio, resultando num composto livre de enxofre e benzeno, mas a Audi não quer parar por aí: segundo os alemães, com mais pesquisa, será possível produzir o novo combustível a partir do ar puro, usando somente CO2 e hidrogênio como fontes - atualmente, o e-fuel é feito a partir do isobutano produzido pela Global Bioenergies S/A, na França.

Teoricamente, um veículo funcionando com e-fuel produzirá 80% menos poluentes que um movido a combustível convencional, reduzindo o volume de partículas prejudiciais ao meio ambiente no ar. Vamos aguardar os testes definitivos para saber como o novo combustível se sairá na prática.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!