quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Novidades automotivas: veja alguns lançamentos de 2018 no cenário mundial

Por Redação

Foto: Car & Driver

Mudança de ano é sinônimo de novidades para o meio automotivo. 2018 promete a chegada de muita coisa bacana pro universo das quatro rodas, e algumas até já estão preparando seu terreno para estrear no Brasil. Nós fizemos um apanhado do que anda circulando mundo afora e reunimos aqui, a fim de lhe manter por dentro do que está para chegar em matéria de lançamentos.

BMW Série 3

Foto: Divulgação

Presente na geração atual desde 2011, o Série 3 já está na hora de ser renovado e isso vai acontecer ainda esse ano. A próxima geração traz o codinome G20 e promete ser mais leve e rápida do que nunca, ganhando novos motores e versões específicas com propulsores híbridos ou até totalmente elétricos, visto que a marca tem planos de eletrificar sua linha nos próximos anos. O novo modelo está previsto para estrear mundialmente em Outubro no Salão de Paris.


Mercedes-Benz Classe A Sedan

Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos pensam, o CLA não é um sedan do Classe A. Quem disse foi a própria Mercedes-Benz e ela fez isso de duas formas: classificando-o como "coupé" e lançando o Concept A Sedan (foto acima) revelado ano passado, que antecipou as linhas do recém-renovado Classe A definitivo e trouxe uma carroceria com três volumes bem definidos, inclusive se assemelhando ao Classe C de perfil. A ideia é bater de frente com o A3 Sedan e ser uma nova opção de entrada para a marca. Protótipos já foram flagrados cobertos de camuflagem em testes de rua, e o modelo final é esperado para estrear em 2018.


Honda CR-V

Foto: Divulgação

Os SUVs estão na moda e todo mundo quer embarcar nesse segmento tão disputado atualmente. É por isso que a nova geração do Honda CR-V é esperada para o mercado brasileiro em 2018, a fim de trazer nova vida ao utilitário japonês ofuscado pelo irmão menor e mais novo, o bem-sucedido HR-V. O novo CR-V será o segundo veículo a contar com o eficiente 1.5 turbo de 173cv que estreou no atual Civic.


Audi Q3

Foto: Divulgação

Outro alemão que é praticamente o mesmo desde 2011 (ano de seu lançamento) é o Audi Q3. Montado desde sempre sobre a plataforma PQ35 dos antigos Golf, Jetta e A3, o pequeno utilitário chegou a receber uma re-estilização no ano passado, mas ganhará uma nova geração agora em 2018, passando a utilizar a famigerada MQB e recebendo novidades interessantes como o painel digital Audi virtual cockpit. Outros modelos da Audi que chegarão ainda esse ano são as novas gerações do compacto A1 e do sedan A6, bem como o inédito Q8.


Renault Duster

Foto: Divulgação

A Dacia (divisão de baixo custo da Renault) atualizou o Duster em 2017, deixando-o mais bonito e com um interior bem mais sofisticado. A adoção do motor 1.6 SCe e uma repaginada no veterano 2.0 F4R prometem deixá-lo mais esperto e econômico, mas isso só será confirmado quando o modelo chegar oficialmente. Por hora, os planos primários da Renault envolvem atualizações visuais para a dupla Sandero e Logan; como a categoria dos SUVs vem sendo disputada a tapas, não seria surpresa se a marca decidisse lançar o Duster atualizado ainda em 2018.


Volkswagen T-Roc

Foto: Divulgação

A Volkswagen quer recuperar todo o terreno e dinheiro perdidos com os recentes escândalos envolvendo o delicado assunto da emissão de poluentes. Para isso, preparou uma série de lançamentos a curto prazo em vários segmentos, sendo que dois deles já estão entre nós: os novos Polo e Virtus. Para 2018 a montadora trará o T-Roc, SUV compacto que se posicionará abaixo do Tiguan e que tentará roubar compradores de modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, entre outros. A chegada do T-Roc é certa, entretanto, outro VW que roda em testes por aqui mas não foi confirmado é o novo Jetta, apresentado mês passado no Salão de Detroit.


Kia Stinger

Foto: Divulgação

Talvez a maior surpresa da lista seja o coreano Kia Stinger. O fato é que com o encerramento do programa brasileiro Inovar-Auto, as restrições para as montadoras que trabalham na base da importação acabaram, o que significa que elas poderão voltar a importar seus carros normalmente. Com isso, a Kia já prometeu a chegada de pelo menos quatro carros ao Brasil em 2018, sendo eles: a nova geração do Cadenza (sedan grande para brigar com Ford Fusion, Toyota Camry, etc.), o compacto Rio (hatch para competir com VW Polo, Fiat Argo, etc.), a nova geração do Picanto (que já começou a ser vendida) e o já citado Stinger, esportivo que enfrentará rivais de peso como BMW Série 4 e Audi A5.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!