sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Curiosidade: as versões comuns de esportivos famosos (parte 1)

Por Redação



Nem todo carro nasce sendo legal ou um devorador de pistas; muitos se originam de modelos comuns, alguns até sem qualquer emoção ou apelo mais esportivo. Após uma extensa pesquisa, nós separamos algumas versões comuns de carros que deram origem a nomes famosos no mundo do alto desempenho, seja pela aparição em filmes, jogos eletrônicos ou pelos seus feitos nos circuitos. Vamos lá!


Nissan Skyline (geração R34) / Skyline GT-R


Quem não lembra do Nissan Skyline GT-R com detalhes azuis que o mítico Paul Walker pilotou em + Velozes + Furiosos? Não há dúvidas de que o filme fez estourar a popularidade do modelo japonês, que também é a estrela de inúmeros jogos de corrida. O que pouca gente sabe é que o nome Skyline já tem mais de 60 anos com dezenas de versões e gerações diferentes, além de não ter começado na Nissan, mas isso será assunto pra outra hora. 


Curioso mesmo é ver que o GT-R é apenas uma versão, e o nome Skyline define uma série de variantes que podem ser bem simples, como é o caso do sedan da foto de abertura do tópico; o Skyline GT mais elementar de todos trazia um 2.0 aspirado de 155cv, seguido pelo 25GT, 25GT-X e alguns outros entre carrocerias sedan e coupé.


Audi 80 Avant (geração B4) / RS2 Avant


Acredite se quiser: essa pacata perua motivou uma parceria então pouco provável, mas que deu muito certo. Foi com base nela que Audi e Porsche se uniram para criar a famosa RS2 Avant, um carro que no meio da década de 90 podia ir de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos e marcou o início da linhagem RS, a mais poderosa da Audi que segue até hoje produzindo os carros mais nervosos da montadora. A quarta geração do Audi 80 (antecessor da família A4) trazia carrocerias sedan, coupé, cabriolet e perua, e deu origem também ao raro S2 nas versões coupé e sedan em tiragem limitada.


Com uma extensa gama de motores a gasolina e diesel, os Audi 80 mais fracos usavam um 1.6 de quatro cilindros em linha com 101cv ou 2.0 de 90cv, números bem distantes do 2.2 de cinco cilindros turboalimentado da RS2 Avant com 315cv.


Mazda 3 (geração BK) / Mazdaspeed3


Se você já jogou Need For Speed Carbon ou alguns capítulos da franquia Forza Motorsport, certamente o conhece em sua roupagem mais nervosa: o Mazdaspeed3. As diferenças visuais do Mazdaspeed3 pra sua versão comum (a da foto acima) eram pouquíssimas, o que para alguns pode ser muito bom, pois em nenhum momento esse hatchback com jeitão de carro familiar denuncia ter nada menos que 266cv vindos de um 2.3 turbo debaixo do capô, pronto para despejar 38,7kgfm de torque nas rodas dianteiras. Ficou surpreso?


Pois não pára por aí. A Mazda desenvolveu o Mazdaspeed3 para enfrentar hot hatches de peso como Ford Focus ST, VW Golf GTI, entre outros. O mais incrível é que revistas especializadas avaliaram o carro na época, e algumas afirmaram que o japonês deveras desconhecido tinha o mesmo potencial de carros como Mitsubishi Lancer Evolution e Subaru Impreza WRX STi. Não é pouca coisa!


Renault Megane (terceira geração) / Megane RS


Os franceses também são conhecidos pelas máquinas que mandam bem nas pistas, e uma das mais famosas atende pelo nome de Megane RS. O esportivo da Renault surgiu na segunda geração do modelo (que chegou ao mercado em 2002) e era originalmente um hatch, mas só viu sua popularidade explodir em 2008 quando a marca lançou a terceira geração do Megane, e o divertido RS se tornou um coupé.


Enquanto os Megane convencionais traziam um 1.6 aspirado de 100cv em suas versões mais baratas, o RS contava com um 2.0 turbo de 250cv e fazia de 0 a 100km/h em 6,1 segundos, além de personalidade própria com modificações mecânicas, bodykit exclusivo e bastante equipamento a bordo. Apesar da Renault considerá-lo um coupé, o Megane RS disputa há anos o título de hot hatch mais rápido em Nürburgring contra o VW Golf GTI e o Honda Civic Type R.


Subaru Impreza (segunda geração "bug eye") / Impreza WRX STi


Para 90% dos entusiastas automotivos, o nome Subaru Impreza imediatamente vem acompanhado de duas siglas: WRX STi. O japonês marcou seu nome na história como um dos melhores carros em competições de rali, e ganhou as ruas com versões esportivas de visual chamativo e desempenho pra ninguém botar defeito. Mas nem só de alta performance vive o homem, e caso você queira ter um Impreza perfeitamente civil é só optar pelas versões mais baratas.


O Impreza comum é, até hoje, um tranquilo sedan/hatch de linhas simples e uma modesta lista de equipamentos, além de oferecer desempenho mediano graças a seus motores aspirados com rendimento na mesma faixa dos concorrentes. O interessante é que mesmo ele compartilha do bom comportamento dinâmico do irmão mais forte, se mantendo fiel ao DNA Subaru que fez sua fama.


Mitsubishi Lancer (quarta geração) / Lancer Evolution


Não dá pra falar do Subaru Impreza sem incluir seu arqui-inimigo: o Mitsubishi Lancer. Interessante é que o nome Lancer surgiu na década de 70, sendo bem mais antigo que o próprio Impreza, mas sua popularidade só veio a crescer em 1992 quando surgiu o primeiro Evolution da história; ironicamente, no mesmo ano, a Subaru lançava seu concorrente direto. A fama explodiu quando o Evolution VII chegou em 2001, também aparecendo no filme + Velozes + Furiosos, e depois em 2003 quando o Evolution VIII de visual mais harmônico chegou e passou a ser figurinha certa em qualquer game de corrida.


Apesar de serem baseados no Lancer branco da foto de abertura do tópico, tanto o Evolution VII quanto o VIII parecem ser veículos independentes tamanha a diferença tanto de desempenho (onde o Lancer mais fraco vinha com um 1.3 de 73cv, enquanto os Evo VII e VIII traziam um 2.0 turbo de 280cv) quanto de visual, com os Evo ostentando bodykit exclusivo, uma enorme asa traseira, rodas esportivas e muito mais.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!