terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Novas placas de veículos para o Mercosul; o que você precisa saber

Por Redação
Fotos: Divulgação




Após muitas dúvidas e mensagens em nosso inbox a respeito das novas placas dedicadas ao Mercosul (e que já foram adotadas por alguns países), decidimos elaborar um pequeno artigo falando um pouco mais delas. Recentemente foi estabelecida uma data para o começo da utilização desse modelo aqui no Brasil: 1º de Setembro de 2018 para todo veículo 0km ou transferido. Os demais (usados) terão até o final de 2023 para trocar as placas.



O novo modelo de placa é bem diferente do já utilizado há anos em nosso país. Ao invés de três letras e quatro números, serão quatro letras e três números cuja ordenação ficará a cargo de cada governo em particular. A identificação por estado/cidade passará para a direita, enquanto que na porção superior haverá uma faixa azul com o nome e a bandeira do país de origem do veículo; abaixo, a porção branca com os caracteres na cor preta e dispositivos de segurança para dificultar a falsificação. Para veículos especiais (comerciais, oficiais, diplomáticos e etc.) haverá cores diferentes de caracteres.


Esse modelo foi anunciado em 2014 e alguns países como Uruguai e Argentina já o adotaram. Os procedimentos e custos das operações de troca para o mercado brasileiro ainda não foram definidos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o sistema padronizado de placas serve apenas para facilitar a identificação e fiscalização por parte das autoridades de trânsito, não alterando as legislações que tratam sobre comercialização de veículos de cada país. Trocando em miúdos: não adianta comprar e emplacar um veículo em um país vizinho para rodar com ele por aqui.


Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!