Fotos: Divulgação
Depois de mais de 20 anos de mercado, o Fiat Palio chega ao fim oficialmente. A declaração veio da própria marca durante a apresentação do Cronos, sedan derivado do Argo que será fabricado na Argentina de onde vinha a geração atual, enquanto que a versão Fire baseada no G3 vinha da fábrica em Betim (MG). As mudanças já eram previstas, mas só agora foram confirmadas.
O modelo chegou em 1996 e agradava pelo visual moderno, além de oferecer mais refinamento que o irmão Uno. Com o passar dos anos evoluiu, ganhou motores mais potentes e até mesmo versões pseudo-esportivas (como o 1.8R) e com apelo aventureiro (Way); os fãs mais antenados lembrarão do ousado Citymatic que trazia câmbio manual mas dispensava o pedal da embreagem, uma inovação que não teve o retorno esperado. Apesar da trajetória interessante, o Palio começou a sentir os efeitos da idade em seus últimos anos frente aos concorrentes mais modernos.
A última vez que o modelo esteve no topo das paradas foi em 2014, época em que conseguiu o vice-campeonato de vendas atrás apenas do Volkswagen Gol. Fatores como a falta de novidades significativas e a idade do projeto ajudaram a "matá-lo" em nosso mercado; com isso, a Fiat promete uma versão ainda mais barata e básica do Argo para ajudar a preencher as lacunas deixadas, além dos já conhecidos Uno e Mobi. Logo o restante da família (o que inclui o Gran Siena) deverá seguir o mesmo caminho.
Não deixe de conferir nosso canal no YouTube e nossa página no Instagram!