quinta-feira, 19 de outubro de 2017

2014 Chevrolet Camaro SS 6.2 V8 AT6: inspirado no passado, de olho no futuro

Texto e fotos por Yuri Ravitz
Modelo cedido pela Exotic Motors




Financeiramente falando, as melhores coisas da vida costumam ser muito caras, restritas a poucos afortunados que, por sorte (ou trabalho duro), conseguiram atingir a condição ideal para usufruir delas. Como costumamos fazer por aqui, podemos traçar um paralelo de mais essa situação com o mundo automotivo onde, naturalmente, os melhores representantes da categoria são também os mais difíceis de serem adquiridos. Mas será que sempre foi assim?

Na verdade, não. Por volta da década de 60, alguém teve a brilhante ideia de criar um tipo de carro que oferecesse desempenho acima da média sem custar uma fortuna. Foi aí que o mundo viu o nascimento dos primeiros pony cars, veículos sem muito refinamento de um modo geral, mas que traziam design diferenciado e apelo esportivo que podia ser apenas no visual, ou também na mecânica. Nessa categoria podem ser incluídos os muscle cars que, para simplificar o entendimento, são pony cars com grandes e poderosos motores debaixo do capô, a fim de oferecer alta performance.


Encurtando a história: foi nesse período que surgiu o Chevrolet Camaro (mais precisamente, em setembro de 1966), um coupé de tração traseira que virou sucesso absoluto e ícone da cultura norte-americana, atravessando gerações e ganhando cada vez mais popularidade graças às inúmeras versões que atendiam a todos os gostos. Apesar de tudo isso, o Camaro esteve perto da morte em meados dos anos 2000 quando a Chevrolet se viu em uma grave crise financeira e o modelo já não atraía da mesma forma.

Em 2006, numa manobra ousada e genial, a General Motors apresentou um conceito do Camaro baseado na primeira geração, porém, com toques futuristas. O público foi à loucura e, enfim, o muscle car ganhou nova vida, reconquistando todo o mundo automotivo em sua quinta geração, que começou a ser fabricada em 2010 já como modelo 2011 e foi até 2013 quando um facelift chegou para a linha 2014 - o modelo que você vê nas fotos; o carro em questão foi cedido pela Exotic Motors, primeira e única locadora de veículos especiais no Rio de Janeiro e parceira oficial do Volta Rápida - conheça a empresa através do site.


Visual

Antes do ressurgimento glorioso, o Camaro havia perdido completamente a identidade com o passar dos anos. A quinta geração trouxe de volta as linhas clássicas de coupé musculoso com um longo capô, traseira pequena e mais alta com para-lamas alargados e volumosos, além do grande entre-eixos e dos balanços curtos. O teto baixo com caimento suave na coluna C e os retrovisores aerodinâmicos reforçam o visual de "carrão", enquanto os faróis mais finos e o para-choque dianteiro com muitos detalhes em preto brilhante dão um toque misterioso e intimidador.

Rodas de 20 polegadas e as duas ponteiras de escape completam o exterior, e o interessante é que o Camaro também impressiona na cabine com elementos idênticos aos do modelo clássico como, por exemplo, os mostradores do painel com moldura quadrada e os quatro pequenos marcadores quadrados à frente da porção inferior do console central - item exclusivo do pacote 2SS.


O coração da fera: motor LS3 (Foto: Divulgação GM)

Mecânica

Um grande carro precisa de um grande motor e, no caso dessa quinta geração na versão SS, é um 6.2 V8 de até 406cv e 56,7kgfm de torque, suficiente para levar o Camaro de 0 a 100km/h em 4,8 segundos e atingir máxima de 250km/h limitada eletronicamente. Um câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas manuais pelos paddle shifters transmite toda a força unicamente para as rodas traseiras, sustentadas pelo eficiente sistema de suspensão independente feito para deixar o esportivo confortável e, ao mesmo tempo, dinâmico nas curvas com o auxílio da precisa direção elétrica.

Os freios Brembo contam com discos ventilados nas quatro rodas e os controles eletrônicos de tração e estabilidade ajudam a manter o esportivo sob controle - pelo menos até o momento em que se pisa fundo, onde o Camaro destraciona com facilidade antes de ganhar velocidade.



Tecnologia

O Camaro veio para o Brasil oficialmente em versão única, contando somente com uma opção de motor/câmbio e poucos opcionais. No caso, a versão escolhida para o Brasil foi a SS equipada com o pacote 2SS que conta com: bancos em couro com regulagens elétricas e aquecimento, Head-Up Display (projeta informações no para-brisa), multimídia MyLink com tela sensível ao toque, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), câmera de ré, retrovisores fotocrômicos, ar condicionado, volante multifunção, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de som Boston com 9 alto-falantes, faróis de neblina do tipo projetor, chave canivete com trava/destrava de portas, abertura do porta-malas e partida remota, piloto automático e iluminação ambiente em tom azul claro.

É importante lembrar que, apesar do preço que a Chevrolet cobrava por ele (R$185.000), o Camaro não é um modelo que foca no requinte ou na comodidade, o que explica a ausência de alguns mimos que fariam falta em outro carro comum de sua faixa de preço, bem como o acabamento com materiais medianos.



Como anda

Todos os detalhes do Camaro ficam em segundo plano no momento da partida. Ao girar a chave, o 6.2 V8 ronca grave e imponente, capaz de assustar algum desavisado que esteja próximo (como aconteceu em um dos dias do nosso teste). O motor se mantém por volta dos 500rpm em marcha lenta e, na pista mal, passa dos 1000 giros ao se pisar leve mesmo a 110km/h, onde o muscle car mostra que também sabe se comportar quando necessário, inclusive auxiliando na economia de combustível; em nosso teste, o consumo foi de 5,5km/l na cidade e 7,8km/l na estrada. Para despertar a fera, basta pisar com mais vontade para o câmbio reduzir automaticamente (kickdown), o giro subir depressa e os passageiros colarem no banco. O único porém é que mesmo com um desempenho exemplar, o carro seria mais esperto (e até mais econômico) se a transmissão contasse com uma ou duas marchas a mais.

O curioso é que, apesar das rodas de 20 polegadas e da suspensão dura, o Camaro consegue ser conduzido no dia-a-dia sem cansar tanto o motorista como em outros esportivos mais refinados e caros (como um Mercedes-Benz A45 AMG ou até um Aston Martin Vantage S, por exemplo), sofrendo apenas nas maiores imperfeições do asfalto; aqui, o mérito também vai para a plataforma Zeta, responsável pelo excelente comportamento dinâmico nas curvas. Durante todo nosso teste, só foi possível ouvir os pneus cantarem ao pisar fundo em saídas de curvas onde mesmo com os controles de segurança ligados, o carro mostra que o motorista precisa saber domá-lo se não quiser se acidentar.




Os pontos negativos vão para a visibilidade ruim devido às janelas muito estreitas e as largas colunas C, além da posição nada anatômica da alavanca do freio de estacionamento (que, inexplicavelmente, fica ao lado do banco do passageiro e não do motorista) e da impossibilidade de levar quatro passageiros adultos devido ao espaço reduzido atrás, apesar de haver quatro assentos; um mal comum a quase todos os coupés, mesmo os mais modernos.



Outro fator que agrada ao volante do Camaro é observar a reação da maioria das pessoas na rua. Além de ser um ícone norte-americano, o coupé é sucesso absoluto nas ruas brasileiras chamando atenção por onde passa, especialmente se vier na cor Amarelo Rally como o nosso exemplar de teste. Não foram poucos os comentários divertidos até mesmo no trânsito, mostrando o carisma do modelo.



Vale a pena?

Não existe custo X potência melhor do que o Camaro à venda no Brasil. Atualmente, é a forma mais "barata" de levar para casa um carro com forte apelo tanto visual quanto mecânico, sendo atraente e oferecendo desempenho que normalmente só é encontrado em modelos europeus bem mais caros. Entretanto, como nada é perfeito, o acabamento peca ao trazer bastante plástico duro e um volante idêntico ao do Cruze que veio para substituir o original lançado no modelo pré-facelift (que tinha bem mais personalidade). Se o desejo for um brinquedo para o fim de semana, procure com carinho por um exemplar bem cuidado, faça uma revisão completa e aproveite a experiência de ter um legítimo muscle car americano na garagem.


Para maiores informações, entre em contato com a Exotic Motors através do site http://www.rioexoticcars.com.br/. Leitor do Volta Rápida tem benefícios; aproveite!

Não deixe de conferir o teste em vídeo com direção comentada + detalhes em nosso canal no YouTube! Link: https://www.youtube.com/watch?v=_Mn8PfQ6eU4

Confira mais algumas fotos do Camaro SS (clique para ampliar):